A pandemia do mundo: COVID-19

A pandemia do mundo: COVID-19

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida por algum tipo do corona vírus, e as vezes nem sabem.
Em meio a tanta preocupação, não se pode minimizar a importância e a gravidade do COVID-19 na vida de todas as pessoas. Em menos de dois meses, a pandemia se espalhou por diversos continentes, por conta do deslocamento das pessoas com poucos sintomas pelo mundo, e o número de mortos no mundo já supera 6.000, de acordo com fontes da ISTOÉ independente. É importante lembrar também que mais de 50% do número de infectados já está curado.

Contudo, devido ao fato do coronavírus ser um novo vírus, mesmo com 150 artigos escritos sobre ele, os estudos sobre ainda são poucos comparado aos de outras doenças. Dessa forma, uma série de informações falsas – ou não totalmente verdadeiras – são espalhadas, na intenção de achar prevenções e curas que estejam ao alcance da população, e acabam, muita vezes, causando o pânico.

No entanto, não há motivo para pânico, visto que é possível detecta-lá. Além disso, hábitos frequentes como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel para higienizar as mãos, utilizar o antebraço para cobrir a boca ao espirrar ou tossir, são formas eficazes e simples de evitar o contágio e transmissão do vírus.

Portanto, é muito importante que a higiene da população seja redobrada mas antes de tudo, todos devem ter calma e continuar suas vidas, seguindo e respeitando as recomendações do governo, para que não haja pânico e a situação fique para trás com mais rapidez.

fontes: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus?view=default ; http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html ; https://www.bbc.com/portuguese/geral-51736012?SThisFB