Mitos e Verdades sobre EAD

Mitos e Verdades sobre EAD

O ensino à distância (EAD), é a modalidade educacional que mais tem apresentado crescimento nos últimos anos, principalmente por causa do avanço das tecnologias e do aumento da acessibilidade da população à internet. Assim, também contribui para o cenário, o crescimento da diversidade de cursos destinados aos mais diferentes públicos.

Esse tipo de ensino tem permitido que o aluno estude através da internet, ou seja, sem precisar frequentar uma sala de aula. Alguns alunos acostumados com aulas presenciais, às vezes, passam por dificuldades para absorver os conteúdos dessa forma, no entanto, é apenas um processo. Com o tempo os alunos se acostumam e alguns começam até a preferir o ensino a distância pela coloquialidade de sua linguagem. 

Além disso, a carga inclusiva que a EAD carrega consigo, é muito grande. Diversas pessoas que, por alguma razão, seja limitação física ou doenças, não podem se locomover até locais de ensino, podem ter acesso a educação através do ensino a distância. Levando assim, a educação para todos. 

Com a popularização do EAD, criaram-se vários mitos que precisam parar de se repetir. Descubra a seguir!

1. EAD não tem reconhecimento oficial

É mito dizer que os cursos online não possuem avaliação do Ministério da Educação (MEC). Ou seja, assim como os cursos presenciais, a modalidade EAD deve possuir sua avaliação para serem ofertados. Os cursos possuem leis e decretos específicos que regulamentam sua oferta no mercado, assim também como para a emissão de diplomas válidos em todo território brasileiro. Portanto, não possui nenhuma distinção de um curso presencial nesse quesito.

2. Curso EAD é mais fácil

Um curso online possui todas as características de um curso presencial, quanto à dificuldade. Em EAD existem cobranças por: assiduidade, pontualidade, testes, notas, avaliações, regras curriculares. Além disso, um ambiente em que é possível monitorar o aluno através de suas tarefas executadas, as quais ficam registradas na plataforma do curso.

3. Todas as provas são feitas pela internet

Outro mito sobre EAD, é sobre suas avaliações não acontecerem presencialmente. E as provas não são realizadas somente pela internet, há determinadas avaliações que, geralmente, são feitas em algum polo presencial vinculado ao curso. Ou seja, as avaliações são aplicadas de forma presencial, com a presença de professores que monitoram o material usado pelos com suas devidas restrições, como ocorre com um curso presencial.

4. EAD é mais barato que presencial

Acontece isso, muitas vezes, porque o curso online dispõe de um investimento menor em relação a um presencial, pois não utilizam o mesmo número de professores e profissionais que um curso presencial. Assim também como não há gastos com transporte e moradia nem com alimentação por parte do aluno. Por isso, até mesmo sua mensalidade se torna mais barata, o que em nada influencia em sua qualidade final, comparando com os cursos tradicionais. Dependendo do nível do curso, pode ter um valor de investimento equivalente ao de um curso presencial, veja o caso de cursos de MBA, por exemplo.

5. Não se tem interação entre alunos

Em parte das aulas, não há mesmo o contato com os outros alunos no que se diz respeito ao dia a dia. Por outro lado, essa interação acontece de forma bem dinâmica através de fóruns, porque um curso dessa modalidade deve proporcionar, sim, esse encontro regularmente, o que faz com que a interação presencial aconteça. Há ainda fato de alguns trabalhos ser feitos em grupo, mesmo que de forma virtual, porque a necessidade de interação e troca de informações sempre será importante para que haja uma amplitude de conhecimento e o sucesso do curso.